A tireóide é uma glândula que se localiza no pescoço, logo abaixo da laringe (pomo de Adão) e é responsável pela produção de hormônios que controlam órgãos importantes como o coração, cérebro, fígado e os rins. Ela atua diretamente no crescimento e desenvolvimento de crianças e adolescentes, na regulação dos ciclos menstruais, fertilidade, peso, memória, concentração, humor e no controle emocional. Quando a tireoide não funciona corretamente, pode liberar hormônios em quantidade insuficiente (hipotireoidismo) ou em excesso (hipertireoidismo).
Aproximadamente 10% da população adulta têm nódulos tireoideanos, mas, desse número, cerca de 90% são benignos. Felizmente, o câncer de tireóide é raro e embora seja três vezes mais freqüente em mulheres, a doença afeta também homens. A faixa etária de maior risco é entre 25 e 65 anos. Na maioria das vezes, a pessoa com câncer de tireoide não sente nada e o único sinal é a presença de um nódulo na tireóide. Esta é a principal importância do auto-exame da tireoide que possibilita o diagnóstico precoce, facilitando o tratamento e aumentando as chances de cura.
Para fazer o auto-exame, você precisa de um espelho, um copo de água, e seguir os seguintes passos:
1. Segure o espelho e procure no pescoço a região logo abaixo do “pomo-de-adão” ou, como é popularmente conhecido, gogó. Ali está a sua glândula tireóide.
2. Incline o pescoço para trás, para que a região fique mais exposta.
3. Beba um pouco de água.
4. O ato de engolir fará com que a tireóide suba e desça. Não confunda a tireóide com o “pomo-de-adão”.
5. Observe se existe algum caroço ou saliência.
Caso observe alguma alteração procure um endocrinologista ou cirurgião de cabeça e pescoço para avaliá-lo.