O câncer de laringe (caixa da voz) ocorre mais em homens com idade superior a 50 anos.
Quando suspeitar do câncer de laringe?
A rouquidão persistente é a principal queixa das pessoas com câncer de laringe. No câncer de laringe, a rouquidão não vem acompanhada de febre ou estado gripal, é persistente e sem causa aparente. Com o passar do tempo, pode evoluir para dor e dificuldade para engolir e aparecer, dor no ouvido e nódulos no pescoço. Toda rouquidão a mais de duas semanas deve ser avaliada por um médico.
Como prevenir o câncer de laringe?
Como no câncer de boca (colocar link para PREVENÇÃO E DIAGNÓSTICO PRECOCE DO CANCER DE BOCA), a principal medida para prevenir o câncer de laringe é NÃO FUMAR. Fumantes têm 10 vezes mais chances de desenvolver câncer de laringe. Em pessoas que associam o fumo a bebidas alcoólicas, esse número sobe para 43 vezes. Assim devemos orientar nossas crianças a não iniciarem os vícios do tabagismo e etilismo e para quem já fuma, mostrar a importância e os meios para parar de fumar (colocar link para o artigo QUER PARAR DE FUMAR?)
Outras medidas muito importantes para evitar o câncer de laringe é manter uma dieta saudável, rica em vegetais e frutas ricas em vitaminas (em especial A, B2, C e E) e sais minerais. Deve-se evitar alimentos muito temperados ou gordurosos e líquidos muito quentes ou muito frios.
Lembre-se …..
Toda pessoa com rouquidão persistente a mais de duas semanas, dor ou dificuldade para comer, ou com caroço no pescoço deve procurar um Cirurgião de Cabeça e Pescoço ou Otorrinolaringologista para que seja avaliada sua laringe.
Dr. Cesar Augusto Cardoso – Cirurgião de Cabeça e Pescoço – CRM: 91.399
Dr. Antonio Vitor Martins Priante – Cirurgião de Cabeça e Pescoço – CRM: 91.392