Quando suspeitar do Câncer de boca?
O câncer de boca geralmente se apresenta como uma ulcera (ferida) no lábio, gengiva, lingua ou quaquer outra região da boca que não cicatriza e que no inicio não dói. Com o passar de semanas ou meses, a ferida começa a doer, dificultando para comer, mau hálito, emagrecimento e aparecimento de nódulos no pescoço.
O câncer de lábio acontece mais em pessoas brancas, tabagistas e que tomaram muito sol durante a vida. Já o câncer da parte interna da boca acomete principalmente tabagistas e os riscos aumentam quando o tabagista é também alcoólatra.
Como prevenir o Câncer de boca?
A principal medida para prevenir o câncer de boca é NÃO FUMAR. Assim devemos orientar nossas crianças a não iniciarem o hábito do tabagismo e para quem já fuma, mostrar a importância e os meios para parar de fumar (colocar link para o artigo QUER PARAR DE FUMAR?)
Outras medidas muito importantes para evitar o câncer de boca é evitar o consumo de bebida alcoólica, manter uma boa higiene da boca e fazer uma consulta com dentista todos os anos. Sabemos que uma dieta saudável, rica em vegetais e frutas pode evitar não só o câncer de boca, mais também de outras partes do corpo, como do intestino.
Para prevenir o câncer de lábio, além de parar de fumar, deve evitar exposição ao sol sem proteção (filtro solar e chapéu de aba longa)
Como desconfiar do Câncer de boca?
A suspeita do câncer de boca pode ser feita por um médico ou dentista ao examinar a boca do paciente, porém o próprio paciente pode fazer o auto-exame da boca, que consiste em ficar na frente do espelho e com o uso de uma lanterna, olhar toda a boca buscando manchas brancas ou avermelhadas, feridas e palpar em busca de nódulos ou áreas endurecidas dentro da boca.
Dr. Cesar Augusto Cardoso – Cirurgião de Cabeça e Pescoço – CRM: 91.399
Dr. Antonio Vitor Martins Priante – Cirurgião de Cabeça e Pescoço – CRM: 91.392